Sobre o Podkasto

Oque foi o Podkasto?

O Podkasto foi um projeto iniciado em 2013, o qual eu tinha a intenção de criar uma rede social para consumidores e criadores de podcasts. Fui construindo o sistema vagarosamente pouco a pouco ele foi tomando forma.  Como podcast é uma midia cheia de entusiastas, comentei com uma ou outra pessoa e o site foi crescendo, até chegou a ter uma quantidade rasuavel de utilização e acessos, mas... Sempre tem um mas...

Na época eu era um desenvolvedor sem muita (nenhuma) pratica e experiencia (falo isso para não falar palavrão). Oque acarretou diversas dificuldades técnicas, gambiarras pouco elaboradas e um negócio que não funcionava direito, em do jeito que eu queria que funcionasse. "O tempo passou e eu sofri calado" (brincadeira, mas o tempo passou), esqueci o projeto, abandonei o site, enjoei de podcasts e parei de escuta-los.

Espero que não levem a mal esta ultima parte. Acontece que você cresce, ganha responsabilidade, tem que trabalhar, fica sem tempo e tem que selecionar muito bem qual tipo de conteúdo vai consumir. No fim, eu enjoei de inumeros podcasts que são todos iguais, contam as mesmas piadas "engraçadalhas pra carilho". É basicamente escutar a mesma coisa com vozes diferentes.

Por fim, aquele grandioso sonho que eu tinha de construir uma plataforma completíssima para podcasts foi totalmente abandonado e quase chegou a falecer. O adverbio "quase" foi inserido na frase anterior somente porque eu continuei a pagar o dominio do site todo ano.


Como votou a ser?

Anos se passaram (aproximadamente 5) e voltei a procura de alguns podcasts. Mas o monstro do espaguete voador que nos ajude, porque a google não ajuda.  Me vi dias, dias e mais dias escutando o único podcast que sobrou na minha lista de interesses: o Escriba Café. Continuei procurando e nunca de achar algo similar. Aleatoriamente, sem ter relação nenhuma com as buscas que eu fazia, um novo podcast surgiu: O Presidente da Semana. Aquela pequena chama que ainda restava de podcasts e o Escriba Café manteve acesa, foi alimentada com o combustível do Presidente da Semana.  E quando acabaram os episódios oque eu fiz? Quando eu tava afim, ficava escutando repetidamente estes dois podcasts.

Tempos depois, finalmente eu encontrei um podcast que me agradou: o Averiguei o Mistério, que um dia também acabou-se os episódios. Volta eu ficar escutando coisa repetida, pelo menos eram 3 diferentes agora. De tando buscar algo interessante por ai, cruzar referencias aqui e ali encontrei: o Informe do Almanaque do Jovem Fazendeiro.

Neste momento da vida pensei: E se eu voltasse com aquele velho projeto abandonado? Pensei nisso por algum tempo, até tive umas ideias, mas as coisas só mudaram depois que encontrei um post sensacional do Overcast (produtor do Informe do Almanaque do Jovem Fazendeiro, pra quem não sabe). Quando li este poste me senti acolhido. Era como um abraço carinhoso dizendo que estava tudo bem (vide gifs do Bainmax). Se ficou curioso do porque eu enchi o saco de escutar podcast, leia o post do Overcast que esta perfeitamente explicado (https://overcast.com.br/2018/10/31/10-coisas-que-nao-queremos-ouvir-em-podcasts/).

Com a ideia na cabeça, o acolhimento daquele texto a certa dose de alcool no organismo, enviei um email para o Overcast. Fui muito bem respondido pelo Alexandr Nix e iniciei minha nova jornada na reconstrução do Podkasto. Pelo menos agora, eu sou um desenvolvedor de software capaz, com conhecimento e experiência para fazer as mais fantásticas, mirabolantes e elaboradas gambiarras, no mais alto nível!

Oque é o Podkasto?

Neste momento, é um site, com meia duzia de podcast cadastrado, que exibe somente as thumbnails dos podcasts e uma informação adicional ou outra. Não parece nada sensacional né? Para servir de alento, posso dizer que o sistema foi construído inteiramente do zero, codificado exclusivamente para este fim e como eu disse, com as gambiarras do mais alto nível. Aqui do meu lado tem toda a estrutura de cadastro, um painel administrativo completo e um crawley (eu prefiro chamar de Reaper). Mas como isso você como usuário não vê, deixo abaixo meus planos de evolução (não necessariamente na ordem que será feita).


Quais funcionalidades haverão no Podkasto?

  • Player para escutar os podcasts
  • Cadastro de usuários e perfil publico dos usuários
  • Favorito, avaliação, estrelinhas, coraçõeszinhos, dislike e seus similares
  • Vitrine de favoritos e avaliações  do usuário no perfil publico
  • Cadastro de novos podcasts pelo usuário
  • Reaper I
  • Reaper S
  • Reaper D
  • Reaper G

Espero que gostem, até mais.